segunda-feira, 27 de maio de 2013

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mc 10,28-31 - 28.05.2013 - Receberá cem vezes mais agora, durante esta vida com perseguições e, no mundo futuro, a vida eterna.

Verde. 3ª-feira da 8ª Semana Tempo Comum

Evangelho - Mc 10,28-31

Receberá cem vezes mais agora, durante esta vida
com perseguições e, no mundo futuro, a vida eterna.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10,28-31

Naquele tempo:
28Começou Pedro a dizer a Jesus:
'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.'
29Respondeu Jesus:
'Em verdade vos digo,
quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos,
campos, por causa de mim e do Evangelho,
30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida
- casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos,
com perseguições -
e, no mundo futuro, a vida eterna.
31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos.
E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.'
Palavra da Salvação.



    
Reflexão - Mc 10, 28-31

Eu posso contribuir para a minha salvação na medida em que eu faço de Deus o centro da minha vida e a causa da minha felicidade, submetendo-me totalmente a ele. Se eu vivo apegado às coisas do mundo, eu vivo em função delas e coloco nelas a minha felicidade, fechando o meu coração à ação divina e a minha vida ao projeto do reino dos céus. Para conseguir o desapego das coisas do mundo, é necessário que a gente procure assumir uma nova hierarquia de valores que faz com que sejamos capazes de desprezar os bens materiais, mas rejeitar os valores do mundo significa sofrer perseguições nesta vida. É preciso renunciar aos valores do mundo para ter a vida em Cristo.



HOMILIA

O discurso de Jesus, depois do colóquio com o homem rico, deixou os discípulos apavorados. Pedro toma a palavra para tentar clarificar a confusão que se abatera sobre todos: que será de nós que deixamos tudo e te seguimos? Jesus garante-lhes que Deus não se deixa vencer em generosidade. Acolherão na vida eterna aqueles que, deixando tudo, O seguem; mas também lhes permite usufruir, desde já, da riqueza dos seus dons, e está com eles para os apoiar nas perseguições.
Marcos faz uma lista detalhada dos bens de que os discípulos podem, desde já, usufruir, e conclui com a máxima sobre os primeiros e os últimos no Reino. Há que estar atento contra as falsas seguranças, e empenhar-se num permanente esforço de conversão
Em qualquer situação da nossa vida nós podemos servir ao Senhor e seguir os Seus ensinamentos evangélicos, contudo, para isso, nós sofreremos perseguições as mais diversas. Jesus quer nos esclarecer sobre as dificuldades e provações que nós passamos aqui neste mundo em virtude do anúncio do Evangelho e do nosso servir a Deus. Deixar pai, mãe, filhos, bens por causa de Jesus e do Evangelho, significa colocar como prioridade as exigências do ser cristão (ã), tornando-se livre de apegos humanos e de idolatrias. Deixar tudo é desvencilhar-se de idéias, de preconceitos e pensamentos humanos, racionais, para se deixar conduzir pela mensagem do Evangelho, a boa nova de Jesus para os homens.
A recompensa da nossa entrega absoluta aos pensamentos e às idéias de Deus é, desde já, aqui mesmo, vivermos sob o senhorio de Jesus no reino dos céus, mesmo que seja com perseguições, e, depois da nossa morte, a vida eterna na glória e na plenitude da felicidade. O senhorio de Jesus nos faz viver o clima da paz, da alegria, da caridade, do júbilo no nosso coração. Isso vale muito mais que toda a riqueza que o mundo nos oferece.
Você agora entende o que é deixar tudo para seguir a Jesus? – Você acha que apesar das perseguições, vale a pena seguir a Jesus? – Você tem sido experimentado (a) e provado (a) por dificuldades porque tem tentado fazer a vontade de Deus? – Você tem paz no seu coração?
Senhor, faz-me compreender que a vida no Reino não está privada de consolações dignas da minha condição humana. Viver em Ti, que vives na tua Igreja, é partilhar a tua condição de «pedra angular», preciosa para o Pai, mas rejeitada pela humanidade. Viver em Ti, é beber o teu cálice, receber o teu batismo, participar na tua Paixão, mas também participar na glória da tua Ressurreição! Tudo depende do modo como acolho o teu mistério pascal, na sua totalidade, e me situo nele. Deste-nos duas mãos: se numa escrever zero e noutra um, terei um, ou terei dez, conforme as colocar. Assim as alegrias e sofrimentos da minha vida podem servir para me perder ou para me santificar. Tudo depende do modo como os encaro e situo na vivência do teu mistério pascal. Que a minha decisão contribua sempre para enriquecer a santidade da tua Igreja.

Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário