quinta-feira, 6 de julho de 2017

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 9,18-26 - 10.07.2017

2ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum
10 de Julho de 2017
Cor: Verde

Evangelho - Mt 9,18-26

Minha filha acaba de morrer.
Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,18-26

18Enquanto Jesus estava falando,
um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele,
e disse: 'Minha filha acaba de morrer.
Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.'
19Jesus levantou-se e o seguiu,
junto com os seus discípulos.
20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos,
veio por trás dele e tocou a barra do seu manto.
21Ela pensava consigo:
'Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele,
ficarei curada.'
22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse:
'Coragem, filha! A tua fé te salvou.'
E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe,
Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada,
24e disse: 'Retirai-vos,
porque a menina não morreu, mas está dormindo.'
E começaram a caçoar dele.
25Quando a multidão foi afastada,
Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou.
26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Mt 9,18-26
«A tua fé te Salvou»

Hoje, a Liturgia da Palavra nos convida a admirar duas magníficas manifestações de fé. Tão magníficas que comoveram o coração de Jesus Cristo e provocaram imediatamente a sua resposta. O Senhor não se deixa vencer em generosidade!

«Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem impor a mão sobre ela, e viverá» (Mt 9,18). Quase poderíamos dizer que com uma fé consistente nós «obrigamos» a Deus. Ele gosta desta espécie de obrigação. O outro testemunho de fé do Evangelho de hoje também é impressionante: «Se eu conseguir ao menos tocar no seu manto, ficarei curada» (Mt 9,21).

Poderíamos afirmar que Deus se deixa «manipular» de bom grado pela nossa boa fé. O que Ele não admite é que O tentemos por desconfiança. Este foi o caso de Zacarias, que pediu uma prova ao arcanjo Gabriel: «Zacarias disse ao anjo: Como posso ter certeza disso?» (Lc 1,18). O Arcanjo não cedeu à desconfiança de Zacarias e respondeu: «Eu sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus (...). E agora, ficarás mudo, sem poder falar até o dia em que estas coisas acontecerem, já que não acreditaste nas minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo» (Lc 1,19-20). E assim aconteceu.

É Ele mesmo quem deseja “obrigar-se” conosco e deixar-se “prender” por nossa fé: «Eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta» (Lc 11,9). Ele é nosso Pai, e não quer negar nada do que convém aos seus filhos.

Entretanto, é necessário que lhe manifestemos confiantemente os nossos pedidos. A confiança e a conaturalidade com Deus requerem intimidade: para confiar em alguém é preciso conhecê-lo, e para conhecê-lo é necessário conviver com ele. Assim, «a fé faz brotar a oração, e a oração - enquanto brota - alcança a firmeza da fé» (Santo Agostinho). Não nos esqueçamos do louvor que mereceu Santa Maria: «Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!» (Lc 1,45).
Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

© evangeli.net Associació Cultural M&M Euroeditors


O toque de Jesus retira toda opressão do nosso coração
HOMILIA

O toque de Jesus retira toda opressão do nosso coração. O Senhor quer nos libertar e nos dar a liberdade de filhos de Deus para que possamos glorificar e exaltar o Seu nome!

“Coragem, filha! A tua fé te salvou” (Mateus 9, 22).

A Palavra de Deus nos apresenta hoje duas ações maravilhosas de Jesus. A primeira é quando o chefe da sinagoga se aproxima de Jesus e pede ao Senhor que ressuscite sua filha que morrera havia pouco tempo. Enquanto Jesus caminhava à casa dele [chefe da sinagoga], outra mulher tão aflita como esse homem, mas, ao mesmo tempo, tão confiante como ele, vai ao encontro do Senhor apenas com o desejo de tocar em Seu manto. Ela tinha a convicção de que, se tocasse no manto de Jesus, seria curada da hemorragia que a fazia sofrer havia pelo menos doze anos (cf. Mateus 9, 20-21).

Quando Jesus a viu Ele lhe disse: “‘Coragem, filha! A tua fé te salvou’. E a mulher ficou curada a partir daquele instante” (Mateus 9, 22).

Permita-me dizer uma coisa a você: nós precisamos de ânimo, de coragem e de ousadia para sair de nossas doenças e enfermidades, para sairmos, sobretudo, da opressão espiritual em que vivemos. Opressão que atinge a nossa mente, o nosso corpo, o nosso físico, a nossa vontade e a nossa disposição interior. Existem muitas coisas que nos prendem e que nos deixam amarrados, embaraçados e não conseguimos seguir adiante. É preciso acreditar que o toque de Jesus em nossa alma, em nosso coração e em nossa mente vai retirar toda opressão que paira sobre nós.

É Jesus quem levanta a filha de Jairo que parecia já morta. Para isso, bastou a fé de seu pai e o toque de Jesus para ela se levantar. Deus não nos quer prostrados, derrotados, sem ânimo e sem confiança! É preciso coragem, principalmente para buscarmos Jesus. É preciso darmos um passo de fé, de ânimo e de confiança para que sejamos movidos pela fé e pela certeza de que – seja for a situação pela qual estejamos passando há um ano, há alguns meses, há mais de dez anos ou em toda a nossa vida – Jesus pode e faz a diferença em nossa vida quando depositamos n’Ele a nossa confiança!

Tenho certeza de que Deus tem algo muito sério para mudar em sua vida, para fazer a diferença, para não deixar a sua alma oprimida nem seu coração vivendo neste cativeiro espiritual! Jesus quer nos libertar, quer nos dar a liberdade de filhos de Deus para que possamos glorificar e exaltar o Seu nome!

Que retiremos nossa alma da tristeza, da solidão, da opressão do corpo, do espírito e da mente para que encontremos em Jesus a libertação da nossa vida!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte http://homilia.cancaonova.com

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário