quarta-feira, 21 de novembro de 2018

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Lucas 21,5-11 - 27.11.2018

Liturgia Diária

27 – TERÇA-FEIRA   
34ª SEMANA COMUM

(verde – ofício do dia)

Submetido ao julgamento de Deus, o mundo violento e injusto terá fim e de suas ruínas surgirá novo mundo, do qual o banquete eucarístico é admirável sinal.

Evangelho: Lucas 21,5-11

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br

Reflexão - Evangelho: Lucas 21,5-11
«Não ficará pedra sobre pedra»

+ Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret
(Vic, Barcelona, Espanha)

Hoje, escutamos com assombro a severa advertência do Senhor: «Admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra» (Lc 21,6). Essas palavras de Jesus situam-se nas antípodas de uma denominada “cultura do progresso indefinido da humanidade”, ou, se preferimos, de uns quantos cabecilhas técnico-científicos e político-militares da espécie humana, em evolução imparável.

Desde onde? Até onde? Ninguém sabe, nem pode saber, com excepção, em última análise, de uma suposta matéria eterna que nega Deus, usurpando-o dos Seus atributos. Como tentam fazer-nos comungar com rodas de moinho aqueles que recusam comungar com a finitude e precariedade próprias da condição humana!

Nós, os discípulos do Filho de Deus feito homem, de Jesus, escutamos as Suas palavras e, fazendo-as muito nossas, meditamos nelas. Eis que nos diz: «Cuidado para não serdes enganados» (Lc 21,8). Quem no-lo diz é Aquele que veio para dar testemunho da verdade, afirmando que aqueles que são da verdade escutam a Sua voz.

E também nos garante: «Não será logo o fim» (Lc 21,9). O que, por um lado, quer dizer que dispomos de um tempo de salvação e que nos convém aproveitá-lo; e, por outro lado, que, de qualquer modo, o fim virá. Sim, Jesus virá «julgar os vivos e os mortos», como professamos no Credo.

Leitores de Meditando o Evangelho de hoje, queridos irmãos e amigos: em uns versículos mais adiante, do fragmento que agora comento, Jesus anima-nos e consola-nos com estas palavras que, em Seu nome, vos repito: «É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!» (Lc 21,19).

Respondendo com a energia de um hino cristão da Catalunha, exortamo-nos uns aos outros: «Perseveremos, pois já tocamos o Céu com a mão!»

© evangeli.net Associació Cultural M&M Euroeditors


O ENSINAMENTO DE JESUS Lc 21,5-11
HOMILIA

Neste texto, São Lucas nos apresenta o ensinamento de Jesus. Ensinamento que liberta, traz vida nova e faz de todos os que o escutam, o guardam e o traduzem em vida templos santos do Seu Reino. Ao dizer não ficará pedra sobre pedra , Ele quer que a fé do povo não se limite simplesmente nas paredes do belo templo de Jerusalém. Mas que olhem para o interior de cada um deles. Pois dias virão em que os verdadeiros adoradores hão de adorar a Deus em espírito e verdade. Assim, como o templo de Jerusalém será destruido, assim também o será todo aquele em quem não houver gratuidade, respeito e justiça no relacionamento humano. Quem não tiver fé em Deus que deve ser adorado em espírito e em verdade, dias virão em que se desmoronará. A vida soidifica-se na gratuidade e no amor, no perdão e na justiça. Mas em nosso mundo, onde o poder econômico parece falar mais alto do que Deus, é preciso que o cristão esteja atento na fé, na esperança e na caridade confiando somente em Deus. Que seja como o vigia esperando pela aurora, para fazer e viver na gratuidade e não fazer da religião uma fonte de renda como fiziam os judeus no templo. É preciso que estejamos vigilantes, a fim de que não sejamos encanados pelos falsos profetas e filosofias errôneas que andam pelo mundo perdendo as almas. Alías nos adverte são Pedro” Sede sóbrios e vigilantes porque o nosso inimigo o demónio anda à nossa volta como leao que ruge procurando a quem devorar. Resisti-lhe firmes na fé. Portanto, para ti me dirijo também. Fique de olho aberto, os sinais preditos por Jesus já estão a acontecer. Diria eu, já não será o fim do mundo? Pois é. Quer seja quer não o nosso lema deve ser: Se o demónio madruga o cristão já não dorme. Por isso, siga o ensinamento de Jesus e será com Ele templo santo e destinatário do Reino de Deus seu e nosso Pai que está no Céu.

Que Deus te abençõe.

Pe. Bantu

Fonte https://homilia.cancaonova.com/


Leia também:


Um comentário:

  1. Perfeita essa palavra de Deus,e em especial pra cada um de nós em meio a tudo que estamos vivendo.Jesus só vem nos confirmar e nos ensinar a sermos perseverantes na fé e confiantes na sua palavra e no seu amor. Excelente comentário que veio do coração de Deus.Eu creio senhor.

    ResponderExcluir