sexta-feira, 17 de junho de 2016

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho - Mt 6,24-34 - 18.06.2016 - Não vos preocupeis com o dia de amanhã.

Sábado da 11ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Mt 6,24-34

Não vos preocupeis com o dia de amanhã.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 6,24-34

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
24Ninguém pode servir a dois senhores:
pois, ou odiará um e amará o outro,
ou será fiel a um e desprezará o outro.
Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
25Por isso eu vos digo:
não vos preocupeis com a vossa vida,
com o que havereis de comer ou beber;
nem com o vosso corpo,
com o que havereis de vestir.
Afinal, a vida não vale mais do que o alimento,
e o corpo, mais do que a roupa?
26Olhai os pássaros dos céus:
eles não semeiam, não colhem,
nem ajuntam em armazéns.
No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta.
Vós não valeis mais do que os pássaros?
27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida,
só pelo fato de se preocupar com isso?
28E por que ficais preocupados com a roupa?
Olhai como crescem os lírios do campo:
eles não trabalham nem fiam.
29Porém, eu vos digo:
nem o rei Salomão, em toda a sua glória,
jamais se vestiu como um deles.
30Ora, se Deus veste assim a erva do campo,
que hoje existe e amanhã é queimada no forno,
não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?
31Portanto, não vos preocupeis, dizendo:
O que vamos comer? O que vamos beber?
Como vamos nos vestir?
32Os pagãos é que procuram essas coisas.
Vosso Pai, que está nos céus,
sabe que precisais de tudo isso.
33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar
o Reino de Deus e a sua justiça,
e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.
34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã,
pois o dia de amanhã terá suas preocupações!
Para cada dia, bastam seus próprios problemas.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Mt 6, 24-34
A vida moderna é cada vez mais marcada pela satisfação de necessidades urgentes criadas pela sociedade e pela cultura. A busca da satisfação dessas necessidades nos ocupa praticamente o tempo todo e nunca obtém pleno sucesso, pois sempre fica faltando alguma coisa. Por que acontece isso? É porque a pessoa contemporânea deixou de lado o Deus verdadeiro para se colocar ao serviço dos deuses que marcam o paganismo moderno, como o dinheiro, o prazer e o poder, e esses deuses nunca estão satisfeitos e nem trazem satisfação para o coração humano. É claro que não devemos nos alienar, nos afastar do mundo como se ele fosse uma coisa má, mas não distanciamento não pode significar servidão aos deuses e mitos da modernidade.
Fonte CNBB


Não podemos servir a Deus e ao dinheiro!
HOMILIA

Aquele que é cobiçoso não possui nada! Pelo contrário, ele é possuído pelos seus bens e pela gana de ter muito mais. Por isso, o coração cobiçoso, ambicioso, nunca está satisfeito com o que tem e procura sempre ter mais e mais.

”Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mateus 6,33).

Meus amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo, as lições maravilhosas do Evangelho de hoje são para trazer a paz ao nosso coração, que tanto necessita e precisa dessa graça. A primeira lição dessa passagem bíblica é que nós não podemos servir a Deus e ao dinheiro, porque Deus é Senhor único e não cede o Seu lugar a nenhum outro; porque o dinheiro, na verdade, é o deus Mamon, que é o deus do dinheiro, é um deus da cobiça. E aquele que é cobiçoso não possui nada! Pelo contrário, ele é possuído pelos seus bens e pela gana de ter muito mais; por isso, o coração cobiçoso, ambicioso, nunca está satisfeito com o que tem e procura sempre ter mais e mais.

Quando nós nos pomos a serviço do deus deste mundo, que se chama ”dinheiro”, o nosso coração não consegue encontrar a paz, não consegue encontrar a quietude. Não é que nós não podemos ter dinheiro, muito pelo contrário, nós precisamos do dinheiro e ele faz parte da nossa vida e nos ajuda a organizarmos nossa vida. No entanto, nós não podemos estar a serviço do dinheiro; pelo contrário, o dinheiro precisa estar a serviço do homem e da vida. Quando nos fazemos escravos dele, ele nos domina e não nos dá a liberdade para servirmos a Deus.

A cobiça gera em nós preocupações desnecessárias, e para não sucumbir às preocupações impostas pela vida, nós precisamos viver a chamada espiritualidade da confiança. Por meio dessa graça [confiança] nós vivemos um dia de cada vez, não vivemos as preocupações exageradas, tendo em vista que a única coisa que estas fazem, na verdade, é ruir a nossa saúde, a nossa mente, o nosso bem-estar e os nossos relacionamentos uns com os outros.

Quantas amizades, famílias e amigos terminaram as suas relações por causa do dinheiro! Que hoje nós aprendamos de Jesus a ter um coração despojado, a ter o suficiente para sobreviver e trabalhar com dignidade para conseguir o pão de cada dia a fim de colocarmos aquilo que é necessário em nossa casa. Claro, uma vida modesta, uma vida digna, tendo aquilo que nós precisamos, mas, nunca fazer loucuras por causa do dinheiro.

Aquele que se põe como louco para servir o dinheiro pode até conseguir muitas coisas, mas pode ter certeza de que mais perde do que ganha e, muitas vezes, perde a própria vida!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Canção Nova

Leia também:
Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário