quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho - Mc 6,14-29 - 05.02.2016 - É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou.

6ª-feira da 4ª Semana
Tempo Comum
Sta. Águeda VgMt, memória
Cor: Vermelho

Evangelho - Mc 6,14-29

É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,14-29

Naquele tempo:
14O rei Herodes ouviu falar de Jesus,
cujo nome se tinha tornado muito conhecido.
Alguns diziam: 'João Batista ressuscitou dos mortos.
Por isso os poderes agem nesse homem.'
15Outros diziam: 'É Elias.'
Outros ainda diziam:
'É um profeta como um dos profetas.'
16Ouvindo isto, Herodes disse:
'Ele é João Batista.
Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!'
17Herodes tinha mandado prender João,
e colocá-lo acorrentado na prisão.
Fez isso por causa de Herodíades,
mulher do seu irmão Filipe,
com quem se tinha casado.
18João dizia a Herodes:
'Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão.'
19Por isso Herodíades o odiava
e queria matá-lo, mas não podia.
20Com efeito, Herodes tinha medo de João,
pois sabia que ele era justo e santo,
e por isso o protegia.
Gostava de ouvi-lo,
embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno.
Era o aniversário de Herodes,
e ele fez um grande banquete para os grandes da corte,
os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia.
22A filha de Herodíades entrou e dançou,
agradando a Herodes e seus convidados.
Então o rei disse à moça:
'Pede-me o que quiseres e eu to darei.'
23E lhe jurou dizendo:
'Eu te darei qualquer coisa que me pedires,
ainda que seja a metade do meu reino.'
24Ela saiu e perguntou à mãe:
'O que vou pedir?'
A mãe respondeu:
'A cabeça de João Batista.'
25E, voltando depressa para junto do rei, pediu:
'Quero que me dês agora, num prato,
a cabeça de João Batista.'
26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar.
Ele tinha feito o juramento diante dos convidados.
27Imediatamente, o rei mandou
que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão,
28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça.
Ela a entregou à sua mãe.
29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá,
levaram o cadáver e o sepultaram.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Mc 6, 14-29
Todas as pessoas que participam da missão de Jesus, participam também do seu tríplice múnus: sacerdotal, profético e real. Participam do sacerdócio de Cristo através da busca da santificação pessoal e comunitária, da oração, da intercessão, etc. Participa do múnus profético através da palavra que denuncia o pecado e anuncia o Reino e participa do múnus régio pelo serviço aos irmãos e irmãs. A participação no múnus profético exige compromisso com a verdade e os valores morais, que atrai a ira de todos os que são contrários à proposta de Jesus, e, como no caso de João Batista, acarreta em ódio, vingança, perseguição e pode até levar à morte.
Fonte CNBB


A VERDADE CUSTA A VIDA Mc 6,14-29
HOMILIA

Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão.  Permita meu irmão, minha irmã: Será que coisa como esta ainda acontece nos dias de hoje?  Será que os homens que cobiçam ou desejam a mulher do amigo, do irmão, já não existem?  Ver e admirar a beleza na mulher que acaba de passar, é até certo ponto normal, natural, porque se você é homem, isto faz parte da natureza. A beleza da mulher ou do homem deve levar você a louvar a Deus que fez as coisas boas e belas. Está no livro do Gêneses: Deus fez tudo bem e belo. Então é natural contemplar a beleza humana desde que esta contemplação nos leve à Deus. O que não é natural e correto, é você não se controlar diante da exuberância  e da beleza da mulher ou do marido de outra pessoa, e partir para a conquista dela. É animalesco. Quando você passa por cima do fato dela ser a mulher do seu irmão, ou do marido da sua irmã e parte para planejar um modo de se aproximar dela ou dele com o objetivo de possessão, aí está cometendo pecado contra um dos dez mandamentos que foram deixados por Deus a Moises.
Trata-se de um pecado grave, pois atinge várias conotações, ou dimensões: primeiro: Aquela mulher linda ou homem lindo e saudável não lhe pertence, mas sim pertence a outro (a), ao seu ou a sua irmão em Cristo. Portanto, é pecado tirar qualquer coisa do seu irmão (a), principalmente sua mulher amada ou marido; Segundo: Ao conquistar a mulher do próximo, ou o marido da outra você destruiu um lar, uma família, fazendo infeliz os referidos filhos daquele casal; Terceiro: Você infringiu a Lei de Deus que diz: "O que Deus uniu, o homem não pode separar"; Quarto: Se você for casado (a), ou tem namorada (o), acabou de trair não só o marido daquela linda mulher, mais também traiu a sua esposa ou sua namorada, e destruiu duas famílias. Percebeu o estrago que você fez somente para satisfazer o seu instinto, o seu desejo, o seu egoísmo?
Até aqui nos referimos ou nos dirigimos ao homem, que cobiça a mulher ou o marido do próximo. Porém, como sabemos, existem não raros casos de mulheres que cobiçam,  atrai e conquista  o marido da próxima.  Sendo assim, da mesma gravidade.
Como homens e mulheres devemos respeitar a Lei de Deus, vamos nos controlar diante das tentações,  vamos respeitar aqueles que foram unidos no altar pelo representante de Deus na terra. Não vamos fazer o mal ao próximo, e principalmente trazer a infelicidade as crianças e adolescentes inocentes. Estamos falando dos filhos dos casais separados, aqueles que mais sofrem com as traições, e com a separação.
Outro pormenor do evangelho de hoje é que na verdade, quem articulou a morte de João, foram os poderosos da Galiléia. Mais usaram Herodíades e sua mãe para executar o plano assassino. Trata-se da repressão do poder local contra as ações denunciadoras e libertadoras. A execução de João tem três significados: Primeiro, ironizar um rei que apesar de toda sua pompa, no fundo não passava de um fraco. Também significou uma advertência aos discípulos de Jesus que estavam preparados para o apresentar como O messias, O filho de Deus, ou o próprio Deus. E em terceiro lugar, o martírio de João serviria para avisar, para assustar a todos, no sentido de que tomassem consciência de que tanto de João como de Jesus, ninguém deveria esperar glória nem poder, mas um serviço humilde e divino, seguido de martírio.
            A vida de João Batista foi uma preparação para que a pessoa de Jesus Cristo fosse aceita. Ele veio preparar os caminhos. Por outro lado, sua vida é muito parecida com a aventura de Jesus. Ambos anunciaram o reino de Deus, foram perseguidos, contra eles houve a articulação dos poderosos, para tramar a morte de ambos, porém em espaço de tempo seguido ou diferente. Também, igualmente, ambos permaneceram na mente do povo até hoje. Jesus mais além. Ele sendo o próprio Deus, está presente de verdade em todos os lugares. Concluindo: O dom da vida não pertence aos poderosos, mas sim a Deus. Isto quer dizer, que alguém por mais poderoso que seja não tem o direito de tirar a vida de outra pessoa. A vida pertence a Deus.
Pai, que as contrariedades da vida jamais me intimidem e impeçam de seguir adiante, cumprindo minha missão de evangelizador e de dizer sempre a verdade. Ainda que isso me custe a vida como João Batista. É isso que vos peço Ó Pai do Céu. Daí-me força para não cair na tentação da beleza carnal.
Fonte PADRE BANTU MENDONÇA KATCHIPWI SAYLA

Leia também:
Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário